QUAL A IMPORTÂNCIA DO PH PARA PISCINA?

In Belo Horizonte, Geral, Manutençao, Marcas, Piscinas, Piscinas de Fibra, Preços, Produtos

Introdução ao pH e sua função e importância para manutenção das piscinas

 

Todos que cuidam de piscinas com certeza já ouviram falar do tão famoso “pH“. Ao longo desse texto vamos falar um pouco mais sobre o tal pH, o motivo pelo qual é tão falado e também as peculiaridades que fazem desta sigla um parâmetro tão essencial no tratamento de piscinas.

O pH, de fato, pode ser definido como a acidez de determinada substância. Como tratamos de piscinas, o pH da piscina é a acidez da água da mesma. Pra você que nunca ouviu essa sigla, vamos explicar um pouco mais sobre ela antes de entrar nos detalhes relacionados a piscinas.

O que é o pH?

A sigla pH significa “Potencial Hidrogeniônico“, em outras palavras, é o controle da concentração de íons H+ em determinada substância, que no nosso caso é a água da piscina, ou seja, é a mensuração da quantidade de íons de hidrogênio dispersos na água, o que na realidade, determina se a água está ácida, neutra ou alcalina (básica).

Qual a Relevância do pH para a Piscina?

O controle do pH da água da piscina, ou sua acidez, é primordial não só para a qualidade da água, mas também para todo o espaço da piscina e seus equipamentos como um todo, vamos falar os motivos para controlar o pH e como fazê-lo.

Em primeiro lugar, os produtos químicos para tratamento da piscina caso sejam utilizados em uma água ácida, ou melhor, com pH menor que 7, vão apresentar resultados ineficientes, porque eles são feitos para serem usados em águas com pH entre 7,2 e 7,6, ou melhor, levemente alcalina.

Caso o pH esteja num nível menor do que o citado acima, os banhistas sofrerão com irritações nos olhos, pele e mucosas, além de que as partes metálicas dos equipamentos da piscina serão danificados devido a agressão que a água em acidose causa para os mesmos.

Caso a água esteja muito alcalina (básica), com valores maiores do que os citados acima, os produtos de também terão sua eficiência comprometida, a água da piscina se tornará turva facilmente e iniciam-se os processos de desgaste, de acúmulo de calcário nas tubulações e equipamentos, e  os usuários também irão sofrer com irritações nos olhos, pele e mucosas.

Ter uma piscina em seu lar exige que você tenha vários cuidados para mantê-la limpa e saudável a fim de que a as pessoas possam usufruir da piscina sem consequências. Além de tirar a sujeira, é necessário lavar o fundo, avaliar a água, utilizar produtos certos, para que ela fique dentro dos padrões exigidos. E o controle do pH tem extrema importância entre os cuidados da sua piscina, como você pode ver.

Alcalinidade e pH são muito importantes

Tanto o pH quanto a alcalinidade são informações essenciais que devem estar conforme o padrão para que a piscina tenha como ser usada. Esses 2 fatores são bastante confundidos pelas pessoas, porém acabaremos com isso de uma vez por todas. A alcalinidade nada mais é do que a capacidade da água para neutralizar os ácidos presentes; enquanto isso, o pH serve para indicar se a água está ácida ou alcalina.

Como Aumentar o pH da Piscina

Para aumentar o pH, antes de tudo, você deve descobrir qual é o número ideal do mesmo para uma piscina. Nós te damos essa informação: o pH de sua piscina deve estar entre 7,2 e 7,6 para que possa ser usada sem problemas. Uma piscina com pH menor que 7,0 já é considerada ácida.

Quando você quiser aumentar o pH de sua piscina deve ter em mãos o carbonato de sódio que pode ser encontrado em barrilha nas lojas. Este deve ser aplicado devagar e em formas circulares por toda a piscina. Após um tempo é possível refazer o teste do pH para ver se está nos parâmetros indicados. Veja no WikiHow dicas interessantes sobre.

Como Diminuir o pH da Piscina

Se o pH estiver acima do indicado, é possível que você tenha que investir em outro produto para ajusta-lo: o chamado redutor de pH. Esse produto também é vendido em lojas e também e você pode comprar o ácido clorídrico, que pode ser comprado com concentrações diferentes, porém a mais indicada e usada é a de 100%. O seu emprego é fácil: somente colocar o produto na piscina. Contanto, existem algumas indicações específicas, desse modo você deve ler as formas de uso da embalagem.

Piscina pH Barrilha

A barrilha é o carbonato de sódio que nós citamos anteriormente; sem esse produto você não possui como verificar o pH de sua piscina. Este é um produto essencial e todos que têm uma piscina em sua moradia devem tê-lo guardado. A barrilha serve para mensurar o pH e também ajustá-lo continuamente que necessário.

No mercado você pode descobrir vários modelos, a compra varia do uso de casa um, você deve ver o que mais vale a pena, como, de quanto em quanto tempo você trata a piscina de sua residência, e etc.

PH do Cloro

O cloro é um dos principais produtos que são adicionados na água. Se você quer verificar o pH dele, é possível que compre encontre alguns aparelhos específicos que realizam essa função. O pH do cloro também pode ser encontrado em sua embalagem, onde deverá ter a informação de que o pH é alcalino (12.5).

 

 

Join Our Newsletter!

Love Daynight? We love to tell you about our new stuff. Subscribe to newsletter!

You may also read!

TOP 5 PISCINAS DE FIBRA: COMO ESCOLHER A SUA?

Top 5 piscinas de fibra: o que você precisa saber na hora de escolher a melhor piscina   Você

Read More...

QUAL A MELHOR MARCA DE PISCINA DE FIBRA?

CONHEÇA QUAL A MELHOR MARCA DE PISCINA DE FIBRA NO MERCADO, VANTAGENS E DESVANTAGENS Uma piscina de fibra é

Read More...

TUDO SOBRE TRATAMENTO FÍSICO E QUÍMICO PARA SUA PISCINA DE FIBRA

Como Funciona o Tratamento Físico e Químico da Piscina de Fibra Para uma piscina limpa e saudável, é essencial

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu