Como é feita a piscina de fibra?

TABELA DE PREÇOS

Você está pensando em colocar uma piscina de fibra na sua casa? Mas como saber qual o melhor material? Por isso, listamos todo o processo de fabricação e mostramos como é feita a piscina de fibra para você escolher sem medo o modelo que mais combina com você.

Jato de fibra de vidro. Foto: reprodução Getty Imagens

Camada de superfície do Gelcoat

A superfície da piscina que vemos e tocamos é uma fina camada de gelcoat. Assim, como as piscinas de fibra são realmente construídas de dentro para fora, o gelcoat é o primeiro material que é aplicado durante o processo de fabricação.

Aplicação de Gelcoat. Foto: reprodução Getty Imagens

O gelcoat é aplicado em spray em uma espessura de 0,6 a 0,7 milímetros e promove a cor rica e o acabamento suave que tornam as piscinas de fibra bonitas e fáceis de utilizar.

Resina de éster de vinil para resistência a bolhas e corrosão

A segunda camada do processo de fabricação de piscina de fibra é a camada de fibra de vidro picada de éster de vinil.

Aplicação de resina. Foto: Reprodução Getty Imagens

O éster de vinil é uma resina de qualidade elevada combinada especificamente para evitar o processo indesejado de formação de bolhas osmóticas, um fato em que a superfície do gelcoat forma bolhas reais e se separa da próxima base laminada.

Preenchimento com fibra de vidro picado para maior resistência

Após a aplicação de gelcoat e a cobertura para resistência à corrosão e bolhas, inicia-se a construção da resistência da concha da piscina. Logo após, é aplicada a fibra de vidro picada por um aparelho que simultaneamente corta fios contínuos de fibra de vidro em pedaços de aproximadamente 30 centímetros, enquanto a resina e catalisador são borrifados no molde. Logo em seguida, é lançada para o consolidador e o ar é removido.

Pontos de tensão

Algumas áreas específicas da concha da piscina estão sujeitas a um nível mais elevado de tensão de flexão. Assim, lugares onde o piso da piscina encontra as paredes, saliências, degraus e bancos são os mais propensos.

Fibra de vidro para reforço da piscina. Foto: Reprodução Getty Imagens

Todas essas áreas são reforçadas com esta camada adicional de fibra de vidro tecida para maior resistência.

Suportes estruturais

A fibra é naturalmente flexível. Na verdade, sua resistência à tração é muitas vezes maior do que o concreto. Mas há momentos em que é necessário que a fibra fique estática.

Dessa forma, são utilizadas nervuras de pente estruturais e camadas de suporte em toda a concha da piscina para obter uma resistência maior nessas áreas.

Camada de resistência de fibra de vidro picada final

Na fabricação de piscina de fibra é adicionada uma camada final de fibra de vidro picada para fornecer ainda mais resistência e durabilidade à piscina. Desse modo, a exotermia dessa camada é a manta térmica final que continuará a guiar o processo de reticulação de todas as bases anteriores até a cura total. Assim, ao colocar esta camada, também é adicionado vidro nos pontos de levantamento da piscina.

Fibra utilizada para reforço. Foto: Reprodução Getty Imagens

Então agora que você já sabe como é feita a piscina de fibra você pode analisar o melhor fabricante e escolher com tranquilidade a piscina para sua área de lazer.

Casco de piscina de fibra pronto. Foto: Reprodução Getty imagens

Mobile Sliding Menu